O 4JUDO é um projeto que nasceu há muitos anos atrás, mas que apenas se concretizou no dia 28 de maio de 2013. Porém, antes de vos falar do 4JUDO, tenho de vos falar um pouco de mim e do que me move. O meu nome é Nuno Vieira, sou Judoca e o Judo faz parte do meu ADN. Pisei o tatami pela primeira vez quando tinha 14 anos, assim, um pouco contrariado, pois o sonho dos miúdos é o futebol; e eu era mais um miúdo. Hoje, agradeço ao meu pai, também Judoca, pela oportunidade que me deu de conhecer esta modalidade ímpar. Aos 15 anos, fiz a minha primeira competição e a emoção e adrenalina que senti prenderam-me ao Judo até hoje.

O meu sonho sempre foi dar a conhecer o Judo tal como ele é, os princípios em que assenta, o código moral inerente, os benefícios para a saúde de quem o pratica e apostar a 100% nesta modalidade talhada para as crianças. Mas o que tem o Judo de tão especial? Porquê o Judo? Claro que sou suspeito, pois o Judo é a minha vida e faz parte de mim, logo, faz todo o sentido apostar no Judo. Depois, porque o Judo é considerado pela Unesco como o melhor desporto de formação para crianças e jovens dos 4 aos 21 anos. O Comité Olímpico Internacional considera o Judo como um dos desportos mais completos. Mas não só. O Judo promove valores como a coragem, a sinceridade, a honra, a amizade, o respeito e a honestidade. Estes valores formam-me transmitidos por 2 grandes mestres, o Mestre José Vieira (o meu pai) e o Mestre Fausto Carvalho, o meu treinador durante muitos anos, responsável por todos os sucessos que alcancei na modalidade. Por isso, eu acredito que os Judocas são uma família coesa e unida. O Judo potencia ainda a concentração, a auto-estima, a cooperação, a disciplina, o aumento do rendimento escolar e das capacidades psico-motoras, cognitivas e sócio afetivas. O Judo é, sem dúvida, um desporto de confiança para as crianças. Por isso, escolhi o Judo e por isso criei o meu projeto 4JUDO.
O Judo, para mim, tem sido uma caminhada e uma aprendizagem sadia. O Judo tem sido amizade, família, respeito, convívio, suor, competição e adrenalina. Com o Judo aprendi a nunca desistir daquilo que me move e ir até ao fim. Por isso mesmo, acredito no meu projeto, um projeto sonhado e criado com o intuito de quebrar alguns tabus e preconceitos que existem relativamente à modalidade nas camadas mais jovens. O 4JUDO mostra que o Judo não é uma modalidade violenta, mas sim uma modalidade para as crianças, contribuindo para a sua formação e educação enquanto cidadãos. O 4JUDO mostra o Judo tal como ele é: lúdico, divertido e simplesmente incontornável.
Todavia, convém sublinhar que o projeto 4JUDO não é fruto de algo momentâneo e precipitado. O projeto 4JUDO esteve na gaveta durante alguns anos, fechado a sete chaves, devido a uma vida profissional intensa e preenchida. Quando fiquei desempregado, em 2012, o projeto voltou a ganhar dimensão e a vontade de o ver nascer tornou-se mais forte. Embora sempre tivesse acreditado no 4JUDO, faltava-lhe financiamento. Analisei várias hipóteses até que fui confrontado, por mero acaso, com o Crowd Funding. Gostei da ideia e revi-me nela. Tinha tudo para dar certo, pois o Judo assenta em três princípios, sendo um deles o da prosperidade e dos benefícios mútuos, jita khoei. Este princípio advoga que o progresso pessoal está intimamente ligado à solidariedade humana e à entreajuda.O meu objetivo, com o Crowd Funding, além da divulgação do Judo, era a aquisição de tatamis e uma carrinha para a mobilidade do projeto (tapetes, atletas e deslocações aos espaços) com o intuito de construir o meu próprio posto de trabalho e um dia, quem sabe, talvez uns quantos mais. Embora o meu apelo de incentivo não tenha sido bem sucedido, fiz muitos contactos, conheci novas pessoas, escutei opiniões interessantíssimas sobre teorias variadas e palavras de incentivo que nunca esquecerei, e partilhei Judo, Judo e mais Judo! Através de muito trabalho, esforço e dedicação, o projeto 4JUDO foi inserido no Plano Municipal de Ação Cultural e Pedagógica de Aveiro para o ano letivo de 2013/ 2014. Este passo abriu mais portas no domínio da divulgação e promoção do Judo nas escolas, que é exatamente um dos objetivos do projeto. O 4JUDO foi e continua a ser notícia no Diário de Aveiro, no Jornal da Bairrada, no Desporto Aveiro e no blog Moda no Sapatinho. O Judo, mais uma vez, ganhou protagonismo e somou mais pontos. A ideia do Judo itinerante, escola a escola, porta a porta, criança a criança, foi divulgada pelo nosso jornal regional, dando a conhecer à comunidade aveirense um pouco do projeto, dos princípios, das ideologias e dos benefícios do Judo. O público-alvo foi não só as crianças, mas também os pais, pois este projeto é de todos.