No passado dia 9 de Dezembro, o Pavilhão Municipal de Guifões foi palco do 1º Torneio de Natal 2017 da AD Judo Force, reunindo perto de 130 judocas, dos 4 aos 12 anos. O Projecto 4JUDO marcou presença com 9 atletas.

Esta prova destinou-se a promover o espírito competitivo dos atletas, através de uma competição saudável. Aqui, valorizou-se a aprendizagem e a interiorização das regras básicas de competição, de forma a ser criada uma ligação próxima com o futuro da modalidade, bem como com a sua cultura inerente. O evento foi bem concebido e os judocas puderam mostrar aquilo que valem.

Os treinadores Nuno Vieira e Diana Valente sairam satisfeitos com o desempenho dos jovens judocas, pois estes estiveram sempre focados em testar as situações treinadas.Para além disso, o espírito de amizade que reina no grupo é evidente.

Já no próximo fim-de-semana, o 4JUDO regressa às competições com o Open de Coimbra de Juvenis e Cadetes no dia 16 de Dezembro, ficando em estágio até aodia 19 do mesmo mês.

 

Resultados:

 

1º Classificados

Cesário Oliveira

Rafael Charneca

 

2º Classificados

Joel Silva  

Martim Silva 

Cristiano Cruz 

Maria Soares 

Alexandre Pires

 

3º Classificados 

Diogo Gomes

Rafael Reis 

 Realizou-se no passado sábado, dia 2 de dezembro, em São João de Ver (Santa Maria da Feira), a 2ª Etapa do Torneio Moliceiro 2017/18 de Judo. Organizado pela ADJA – Associação Distrital de Judo de Aveiro, em colaboração com o Clube Desportivo Feirense, esta Etapa foi dedicada exclusivamente a luta no chão (ne-waza), tendo participado mais de 60 atletas provenientes de vários clubes do distrito. O Projecto 4JUDO marcou presença com uma comitiva de 34 judocas. O início da jornada começou, como habitualmente, com o aquecimento coletivo, momento sempre marcado pela boa disposição e interação entre atletas de diferentes clubes, ao qual se seguiu a disputa dos combates, travados de forma intensa e leal pelos jovens judocas aveirenses. 

 

Resultados dos núcleos:

4JUDO: 4 ouros / 5 pratas / 10 bronzes

ADREP: 2 ouros / 3 pratas / 6 bronzes

COLÉGIO D. JOSÉ I: 1 ouro / 1 prata / 1 bronze

 

        No fim-de-semana passado, dias 18 e 19 de novembro de 2017, o Pavilhão Gimnodesportivo de Almada  foi palco do 28º Aniversário do Judo Clube Pragal, evento este que contou com mais de 700 participantes, distribuídos por vários torneios,Open de Cadetes, sábado de manhã, Open de Juvenis, sábado à tarde e Jornadas da Juventude, dos 4 aos 12 anos, domingo de manhã. A Associação 4Judo Project marcou presença nas 3 provas: no Open de Cadetes com duas atletas, Gabriela Barbosa a +70Kg e Catarina Alcarrão a-52Kg; no Open de Juvenis com dois atleta, Rodrigo Vicente a -60Kg e Manuel Ribeiro a -42Kg;  e também nas Jornadas da Juventude com uma atleta, Maria Soare,s no escalão 1, nascidos em 2006. Já o CD Feirense marcou presença no Open de Cadetes e nas Jornadas da Juventude, com um atleta em cada prova, Nuno Gomes a -60Kg, no Open de Cadetes, e Diogo Gomes nas Jornadas da Juventude, no escalão 1, nascidos em 2006.             

 

Gabriela Barbosa a +70Kg teve como adversária uma atleta do Sporting, efetuando combates de grande nível. Todavia, Gabriela não conseguiu superar a sua adversária, perdendo pela vantagem mínima, não conseguindo a almejada classificação. Já Catarina Alcarrão a -52Kg venceu o seu primeiro combate, numa prova bem disputada. No entanto, nos combates seguintes não conseguiu derrotar as suas adversárias, muito mais experientes, alcançando um honroso 4º lugar. Nuno Gomes do CD Feirense a -60 kg foi eliminado na primeira ronda, demonstrando alguns apontamentos técnicos de qualidade. Da parte da tarde, entraram em competição Rodrigo Vicente a -60Kg e Manuel Ribeiro a -42Kg, no Open de Juvenis. Rodrigo Vicente alcançou um excelente 5º lugar, vencendo os seus dois primeiros combates. Manuel Ribeiro, que só no próximo ano será Juvenil, esteve muito bem, apesar da derrota pela margem mínima. O objetivo desta participação prende-se com a preparação do atleta para o próximo ano, seguindo um plano de preparação para o campeonato nacional de 2018. Nuno Vieira referiu que “todos os atletas revelaram grande potencial para competições futuras, no entanto, é de salientar o nível elevado desta competição"

 

Nas Jornadas da Juventude tivemos Maria Soares e Diogo Gomes no escalão 1, judocas nascidos em 2006. O propósito da sua participação foi dar a conhecer outra realidade competitiva, estratégia utilizada pela Associação 4JUDO Project, no sentido de dar a conhecer aos jovens atletas que têm vontade de competir de uma forma mais séria que existe diversidade dentro da modalidade.

Ambos ficaram em grupos de 5 atletas e não estiveram nada mal. Saíram de Almada de medalha de prata ao peito, com três vitórias e uma derrota. Nuno Vieira adiantou que “só posso estar orgulhoso, pois é muito importante esta experiência para os jovens atletas. A Maria e o Diogo saíram de Almada mais ricos, não só pelo resultado, mas pelo contacto com esta realidade.”

 No sábado passado, dia 4 de novembro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas  foi palco do Campeonato Nacional de Séniores 2017 e a Associação 4JUDO PROJECT esteve presente com a judoca Diana Valente na categoria de -57Kg, que conseguira apuramento direto para a referida prova, sangrando-se campeã Zona Norte, umas semanas antes.

Diana Valente, em -57Kg,  realizou uma excelente prova, numa poule de 4 atletas. Obteve 1 vitória e 2 derrotas, o que a impediu de passar às meias-finais. Não obstante, Diana Valente deixou boas indicações, pois, após 3 anos sem competir, regressou ao palco mais importante do judo nacional.  

O treinador e coordenador da Associação 4JUDO PROJECT, Nuno Vieira, referiu "Só posso estar orgulhoso pelo desempenho da nossa atleta e treinadora. Foi muito positivo. Estivemos, mais uma vez, muito perto da medalha com a prestação da Diana que acredito que nos trará muitas alegrias. Agora, é continuar a trabalhar.". Aproveitou também para agradecer ao Agrupamento de Escolas de Eixo, Associação de Melhoramentos de Eixo, Casa do Povo de Esgueira e à Junta de Freguesia de Eixo por todo o apoio prestado.

   No passado sábado, dia 28 de outubro, a comunidade do Judo aveirense comemorou mais um Dia Mundial do Judo, este ano dedicado ao valor da Coragem. Os núcleos 4Judo e Adrep não faltaram.

Reunidos na Arena Doce Vita em Ovar, esta foi uma jornada com muito Judo, mas também com muita diversão, pois às atividades de Judo juntaram-se outras especialmente pensadas para os mais novos, tais como animação circense, um insuflável e visionamento de vídeos pedagógicos. 

A comitiva representada por 35 judocas, entre os 4 e os 12 anos, teve um desempenho muito bom, conseguindo 11 primeiros lugares, 8 segundos lugares e 16 terceiros lugares.