No passado domingo, dia 22 de outubro de 2017, pelas 15:00 horas, decorreu a Gala de Graduações da Associação 4JUDO Project, na Escola Básica Integrada de Eixo.

A Cerimónia foi encetada com um breve discurso acerca do Judo enquanto modalidade de exceção e desporto de caráter formativo, em equilíbrio entre o corpo e a mente. Esta 2ª cerimónia de entrega de cintos, inédita no distrito de Aveiro, esteve sob a alçada do coordenador do 4JUDO Project, Nuno Vieira, que organizou o evento de forma irrepreensível. Nuno Vieira refere que “A graduação é uma referência que impulsiona uma busca incessante do conhecimento e o sucesso na modalidade, que se repercute dentro e fora do tatami. Todavia, acrescenta “uma graduação acarreta responsabilidades acrescidas para o atleta: a responsabilidade inerente de dar o exemplo, de aprender sempre mais, de mostrar qualidades e de manter uma postura de aprendizagem contínua. Neste sentido, convém tornar este momento inesquecível para os nossos Judocas, pois eles merecem ser recompensados pelo seu esforço e dedicação.”

Seguiu-se uma pequena demonstração de Judo entre atletas. A entrega dos cintos foi realizada por parte dos mestres que compõem a equipa da Associação 4JUDO Project: Mestre Nuno Vieira, Mestre José Vieira, Mestre João Cruz, Mestre Diana Valente e Mestre Pedro Fonseca.

O evento, que contou com cerca de 80 Judocas, decorreu com o máximo decoro e cortesia, à maneira japonesa, em que os atletas se aproximaram ordeira e respeitosamente de cada um dos mestres para receberem o novo cinto e o diploma, entregues, cerimoniosamente, com as duas mãos e uma saudação.

A Cerimónia de Graduação serviu também para premiar os atletas da nossa equipa que obtiveram resultados de relevo ao longo deste ano.

A Associação 4JUDO Project quer deixar os seus agradecimentos aos atletas, aos pais e familiares pela sua presença e por acreditarem no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Agradece ainda à Associação de Melhoramento de Eixo, ao Agrupamento de Escolas de Eixo, à Casa do Povo de Esgueira e à ADREP por todo o apoio prestado.