No fim-de-semana passado, dias 18 e 19 de novembro de 2017, o Pavilhão Gimnodesportivo de Almada  foi palco do 28º Aniversário do Judo Clube Pragal, evento este que contou com mais de 700 participantes, distribuídos por vários torneios,Open de Cadetes, sábado de manhã, Open de Juvenis, sábado à tarde e Jornadas da Juventude, dos 4 aos 12 anos, domingo de manhã. A Associação 4Judo Project marcou presença nas 3 provas: no Open de Cadetes com duas atletas, Gabriela Barbosa a +70Kg e Catarina Alcarrão a-52Kg; no Open de Juvenis com dois atleta, Rodrigo Vicente a -60Kg e Manuel Ribeiro a -42Kg;  e também nas Jornadas da Juventude com uma atleta, Maria Soare,s no escalão 1, nascidos em 2006. Já o CD Feirense marcou presença no Open de Cadetes e nas Jornadas da Juventude, com um atleta em cada prova, Nuno Gomes a -60Kg, no Open de Cadetes, e Diogo Gomes nas Jornadas da Juventude, no escalão 1, nascidos em 2006.             

 

Gabriela Barbosa a +70Kg teve como adversária uma atleta do Sporting, efetuando combates de grande nível. Todavia, Gabriela não conseguiu superar a sua adversária, perdendo pela vantagem mínima, não conseguindo a almejada classificação. Já Catarina Alcarrão a -52Kg venceu o seu primeiro combate, numa prova bem disputada. No entanto, nos combates seguintes não conseguiu derrotar as suas adversárias, muito mais experientes, alcançando um honroso 4º lugar. Nuno Gomes do CD Feirense a -60 kg foi eliminado na primeira ronda, demonstrando alguns apontamentos técnicos de qualidade. Da parte da tarde, entraram em competição Rodrigo Vicente a -60Kg e Manuel Ribeiro a -42Kg, no Open de Juvenis. Rodrigo Vicente alcançou um excelente 5º lugar, vencendo os seus dois primeiros combates. Manuel Ribeiro, que só no próximo ano será Juvenil, esteve muito bem, apesar da derrota pela margem mínima. O objetivo desta participação prende-se com a preparação do atleta para o próximo ano, seguindo um plano de preparação para o campeonato nacional de 2018. Nuno Vieira referiu que “todos os atletas revelaram grande potencial para competições futuras, no entanto, é de salientar o nível elevado desta competição"

 

Nas Jornadas da Juventude tivemos Maria Soares e Diogo Gomes no escalão 1, judocas nascidos em 2006. O propósito da sua participação foi dar a conhecer outra realidade competitiva, estratégia utilizada pela Associação 4JUDO Project, no sentido de dar a conhecer aos jovens atletas que têm vontade de competir de uma forma mais séria que existe diversidade dentro da modalidade.

Ambos ficaram em grupos de 5 atletas e não estiveram nada mal. Saíram de Almada de medalha de prata ao peito, com três vitórias e uma derrota. Nuno Vieira adiantou que “só posso estar orgulhoso, pois é muito importante esta experiência para os jovens atletas. A Maria e o Diogo saíram de Almada mais ricos, não só pelo resultado, mas pelo contacto com esta realidade.”