Realizou-se, no sábado, dia 9 de junho, de 2018, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o Campeonato Nacional de Juvenis 2018. A competição contou com a participação de 346 atletas  (238 masculinos e 108 femininos), de 101 clubes, nas diferentes 23 categorias de peso.

A 4JUDO apresentou uma comitiva de 4 judocas: Manuel Ribeiro, -42Kg; Rodrigo Vicente, -60Kg; Nádia Peixoto, -52Kg e Rita Loureiro, -57Kg, acompanhada pelos treinadores Nuno Vieira e Diana Valente.

O judoca da Associação 4JUDO PROJECT, Manuel Ribeiro, conquistou o título de Vice- Campeão Nacional de Juvenis (sub-15), na categoria de -42Kg, escrevendo mais uma página histórica para o Judo Aveirense, nos escalões de formação. Relembre-se que Gabriela Barbosa, também da Associação 4JUDO PROJECT, em fevereiro, conquistara o título de Campeã Nacional em cadetes (sub-18). 

Nuno Viera referiu que “esta medalha reforça o trabalho desempenhado pela 4JUDO, um trabalho que está a ser bem feito e começa a marcar imagem no panorama nacional. Este ano está a ser um ano fantástico!”.

Manuel Ribeiro, a -42kg, numa categoria com 29 judocas, foi eliminando os seus adversários, até chegar à desejada final, mostrando um elevado desenvolvimento técnico-tático. Manuel Ribeiro, na primeira ronda, venceu o combate por wazari e, nas restantes, venceu a totalidade dos combates por Ippon. Na final, não conseguiu levar de vencido o seu adversário, num combate equilibrado, alcançando o título de Vice-Campeão Nacional de Juvenis.

Rita Loureiro, a -57kg,numa categoria com 18 judocas, conquistou um brilhante 7º lugar. Na primeira ronda, venceu a sua adversária por Ippon; na segunda, perdeu com a atleta do Algés, atleta esta que viria a arrecadar o bronze. Na repescagem, Rita venceu o seu primeiro combate por Ippon, avançando para a eliminatória seguinte, onde viria a perder o acesso ao combate para a disputa do bronze. Nuno Vieira e Diana Valente referiram que ”só podemos estar contentes com o desempenho da Rita, pois conquistar um sétimo lugar no nacional é um excelente resultado, tendo vencido dois combates numa prova deste nível”.

Já Rodrigo Vicente, a -60Kg, e Nádia Peixoto, a -52 Kg, não conseguiram vencer os seus combates, apesar do esforço e da dedicação, tendo sido eliminados da prova precocemente. 

No final, os treinadores Nuno Vieira e Diana Valente mostraram-se bastante satisfeitos com a prestação dos jovens atletas: “Estes mesmos 4 judocas, da 4JUDO, vieram de um campeonato zonal em que foram sagrados campeões Zona Norte. O facto de chegarmos ao Nacional e arrecadarmos uma medalha de prata e um sétimo lugar só pode ser motivo de orgulho”.

Nuno Vieira referiu, igualmente, que, após o Manuel sair do pódio, as suas primeiras palavras o deixaram ainda mais orgulhoso; o Manuel disse ”Mestre, quando chegar ao treino, na segunda-feira, para além de agradecer a todos os meus colegas, vou agradecer ao Leonardo Pata e à Catarina Alcarrão pelas horas dispensadas nos treinos e pelas centenas de vezes que caíram por mim, no treino específico dos movimentos técnicos. Foram eles que me permitiram sair daqui com esta medalha.” O treinador, comovido, acrescentou que “São estes os valores que cultivamos: respeito, amizade, gratidão, entreajuda, entre outros. Isto não é meramente uma medalha, são valores para toda a vida, são os valores do Judo. Esta medalha é do Manuel, mas também é de todos os colegas, é de todos os pais e é de todos os nossos parceiros: Agrupamento de Escolas de Eixo, Junta de Freguesia de Eixo-Eiról, Associação de Melhoramentos de Eixo, Junta de Freguesia de Esgueira, Casa do Povo de Esgueira e Associação Desportiva Recreativa Educativa da Palhaça; sem eles, isto não seria possível. É um orgulho fazer parte deste projeto e coordená-lo com o apoio de uma equipa técnica fantástica, repleta de valores e com espírito de entreajuda. O meu muito obrigado a Pedro Fonseca, Manuela Simões, José Vieira, Diana Valente e João Cruz”.