No passado domingo, dia 21 de outubro de 2018, pelas 15:00 horas, decorreu a 3ª edição da Gala de Graduações da Associação 4JUDO PROJECT, na Escola Básica Integrada de Eixo.

Esta cerimónia de entrega de cintos, inédita no distrito de Aveiro, esteve sob a alçada do coordenador do 4JUDO PROJECT, Nuno Vieira, que organizou o evento de forma irrepreensível.

A Gala de Graduações foi iniciada com algumas notas musicais, ao som de acordeão, tocado pelo Mestre César Ramos, com o intuito de presentear os convidados, de uma forma calorosa. A cerimónia serviu também para premiar os atletas da 4JUDO PROJECT que obtiveram resultados de destaque ao longo deste ano, os 4 títulos de Campeões Zona Norte em Escalão sub 15, e os 2 títulos de Vice-Campeãs Zona Norte Escalão sub 18, destacando as 3 medalhas nacionais conquistadas este ano, Gabriela Barbosa, Campeã Nacional sub 18, título inédito no distrito no escalão supracitado, Manuel Ribeiro, Vice-campeão Nacional sub 15, e Nuno Vieira, Bronze no Campeonato Nacional de Veteranos. O coordenador do projeto aproveitou para homenagear alguns pais pelo apoio prestado durante a passada época desportiva, nomeadamente, Pedro Ribeiro, Cláudia Martins, José Vilão, Lília Rocha, Gonçalo Vicente e Karina Pires. Nuno Vieira referiu que “A graduação é uma referência que impulsiona uma busca incessante do conhecimento e o sucesso na modalidade, que se repercute dentro e fora do tatami. Não obstante, uma graduação acarreta responsabilidades acrescidas para o atleta: a responsabilidade inerente de dar o exemplo, de aprender sempre mais, de mostrar qualidades e de manter uma postura de aprendizagem contínua. Neste sentido, convém tornar este momento inesquecível para os nossos Judocas, pois eles merecem ser recompensados pelo seu esforço e dedicação.”

Seguiu-se uma pequena demonstração de Judo entre atletas. A entrega dos cintos foi realizada por parte dos mestres que compõem a equipa da Associação 4JUDO PROJECT: Mestre Nuno Vieira, Mestre José Vieira, Mestre João Cruz, Mestre Diana Valente, Mestre Pedro Fonseca e o convidado Mestre César Ramos.

O evento, que contou com cerca de 100 Judocas, decorreu com o máximo decoro e cortesia, à maneira japonesa. Nuno Vieira promoveu ainda a vertente social desta atividade, procedendo à recolha de bens de higiene pessoal e alimentos a reverter para a Associação de Melhoramentos de Eixo.

A Associação 4JUDO PROJECT quer deixar os seus agradecimentos aos atletas, aos pais e familiares pela sua presença e por acreditarem no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Agradece ainda ao Agrupamento de Escolas de Eixo, Associação CicloEixo, Associação de Melhoramentos de Eixo, Junta de Freguesia de Eixo-Eiról, Adrep - Associação Desportiva Recreativa Educativa da Palhaça, Junta de Freguesia da Palhaça, Casa do Povo de Esgueira, Junta de Freguesia de Esgueira, Feedback Institute,Lda e Lions Santa Joana Princesa por todo o apoio prestado.