O meu nome é Manuel Ribeiro e tenho 15 anos,comecei a fazer judo quando tinha apenas 5 anos, e desde o primeiro momento em que entrei no tatami, o judo tem me acompanhado durante a minha vida; ajudou-me a tomar decisões importantes e ensinou-me que tenho de trabalhar arduamente se quero alcançar os meus objetivos, como atleta, mas também como pessoa.

O judo é uma arte marcial ancestral recriada a partir do jiu-jitsu pelo mestre japonês Jigoro Kano no final do séc. XIX. Quando entramos no judo – que significa “caminho da suavidade” – a primeira coisa que aprendemos é a cair suavemente. Esta aprendizagem além de nos proteger fisicamente, lembra-nos que também na vida temos de apreender a cair para nos podermos levantar uma e outra vez.

Ao contrário do que se possa pensar, o judo não é um desporto individual, pois para evoluirmos precisamos de um colega (uke) que nos ajude a treinar e a evoluir tecnicamente mas também mentalmente; e mesmo durante a competição o nosso oponente não pode ser visto só como um adversário mas como um desafio de autossuperação.