No fim de semana de 4 e 5 de fevereiro a Associação 4Judo Project esteve em palco, no Campeonato Nacional de Cadetes individual e equipas 2023, respetivamente, sendo de facto uma representação histórica para o Judo Aveirense com a participação de uma equipa feminina e masculina. 

Esta competição proporcionou um cenário particularmente especial aos judocas participantes, pela possibilidade de pisarem o mesmo palco do Grand Prix Almada 2023, uma prova do Circuito Internacional, que recebeu no fim de semana anterior, atletas de 81 países, do circuito mundial, alguns dos quais já medalhados nos campeonatos do Mundo e Olímpicos, que lutam para o acesso ás Olimpíadas Paris 2024.

O Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada esteve com lotação esgotada. Sábado dia 4 de fevereiro o Campeonato Nacional individual contou com mais de 400 atletas, números record, 10 dos quais da 4JUDO, 3 atletas femininos e 7 masculinos, acompanhados pelos treinadores Nuno Vieira, Bianca Sousa e Eudson Oliveira.

Destaque para Iara Henriques (-48kg) e Victor Antunes (-81kg), que escalaram a prova até á disputa das medalhas, alcançando de forma brilhante o Bronze para a 4JUDO Project; Leonardo Pata e Guilherme Tavares, ambos a -60kg, quase palpavam as medalhas, chegando á disputa do Bronze, que não se viria a concretizar, sendo derrotados pelos seus adversários, alcançando assim o 5º lugar da classificação, na categoria de peso mais concorrida desta competição, com 60 atletas em prova; Joel Silva (-73kg) á semelhança dos colegas, esteve muito próximo de agarrar o Bronze, sendo derrotado na disputa da medalha, alcançando também o 5º lugar; Luis Cruz (-60kg) também alcançou um honroso 7º lugar, sendo derrotado no combate de acesso á fase das medalhas e por sua vez, afastado da prova. Para Diogo Moreira (-50kg), Rita Sá (-52kg), Rodrigo Santos (-55kg), e Núria Silva (-57kg), o percurso foi mais curto, passando pela fase de eliminatórias com combates muito difíceis, bem disputados, mas que, não viriam a ultrapassar, não avançando na competição.

Após uma prova dura e muito suada no dia anterior, domingo, dia 5 de fevereiro, as equipas entraram em ação. Uma das competições mais bonitas de se viver e presenciar no mundo do judo; ocasiona muitas emoções e um gigantesco espírito de equipa, sendo que cada combate, cada vitória, é um ponto, cada luta um pensar no ouro.

A 4JUDO Project fez-se representar por duas equipas: representação histórica da equipa feminina para o Judo Aveirense, que alcança a fantástica medalha de Bronze, sendo as protagonistas deste feito: Iara Henriques (-48kg), Rita Sá (-52kg), Núria Silva (-57kg), Eva Seixas (-63kg), Inês Rodrigues (-63kg) e Ana Queirós (+63kg).

Já nos masculinos é caso para dizer que a 4JUDO Project acaba com a imagem do pódio, daquela que, por um erro, quase insignificante, podia ter sido a segunda medalha de Bronze para esta associação no Nacional de Equipas. A equipa masculina constituída por: Diogo Moreira (-55kg), Rodrigo Santos (55kg), Luis Cruz (-60kg), Guilherme Tavares (-60kg), Leonardo Pata (-66kg), Joel Silva (-73kg) e Victor Antunes (+73kg), entre 22 equipas participantes, passou ronda a ronda de forma implacável, ganhando 3 confrontos por 5-0, e, 1 confronto por 4-1, sendo derrotado para o acesso á disputa do Ouro, num confronto muito intenso, de 3-2, entrando assim na luta para o Bronze, que deixou a equipa com as emoções ao rubro, com os combates a empatarem 2-2, sendo o último combate, na categoria de -55kg o decisivo; uma parte do combate a 4JUDO em vantagem, toda a equipa feminina e masculina entrar numa bolha de apoio e gritos, acabando a 4JUDO por perder os -55kg, passando a 3-2 para o adversário, alcançado assim um 5º lugar com sabor a pódio.

Ambas as equipas foram acompanhadas pelos treinadores Nuno Vieira, Bianca Sousa e Eudson Silva.

A 4Judo Project, mais uma vez atinge resultados históricos no Judo Nacional, e, em especial no Judo Aveirense, sendo uma Associação muito jovem ao lado de outros clubes a nível Nacional, mas que te facto é notório, o trabalho de excelência, a dedicação, o crescimento, a paixão e a garra com que se fazem sentir dentro e fora do tatami.

ONDE VAI UM, VÃO TODOS!

“O desejo de prepara-me para a vitória deve ser maior do que a vontade de vencer”