No fim de semana de 11 e 12 de março, a Associação 4Judo Project marcou presença no Campeonato AS Nacional de Juniores Individual e de Equipas 2023, respetivamente, sendo novamente uma representação histórica para o Judo Aveirense no escalão em questão, com a participação de uma equipa masculina e feminina.
A prova de apuramento para a Seleção Nacional de Juniores Individual decorreu no sábado, em Coimbra, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, sendo que a 4Judo fez-se representar por 9 atletas, 7 masculinos e 2 femininos, acompanhados pelo treinador principal, Nuno Vieira.


Importante salientar que, 90% dos atletas 4JUDO que competiram neste fim de semana, são do escalão de Cadetes (sub18), 60% dos quais, cadetes de 1º ano, com apenas a tenra idade de 14 anos. Numa coragem e garra inspiradora, competiram num escalão superior (sub21), sem virar cara à luta.

Destaque para Iara Henriques, na categoria de peso -48kg, que subiu ao pódio, sagrando-se VICE CAMPEÃ NACIONAL de Juniores de 2023, garantido a integração na Seleção Nacional de judo do escalão em questão.

Sem menor mérito, os restantes 8 atletas não conseguiram chegar á disputa das tão desejadas medalhas, mas que de facto deixaram a sua marca, e a sua garra carimbada nos confrontos que disputaram, estando de igual para igual entre adversários bem mais velhos:
Núria Silva – n/c na catg. -57kg (1V/1D)
Rodrigo Santos – n/c na catg. -60kg (1V/1D)
Guilherme Tavares – n/c na catg. -60kg (1D)
Luís Cruz – n/c na catg. -60kg (1V/2D)
Tiago Serrano – n/c na catg. -66kg (1V/1D)
Leonardo Pata – n/c na catg. -66kg (1D)
Manuel Ribeiro – perdeu nos oitavos de final, n/c na catg. -66kg (2V/1D)
Joel Silva – n/c na catg. -73kg (1D)

Bianca Sousa da 4Judo Project, esteve como árbitra pela primeira vez em Campeonatos Nacionais, ao abrigo da Federação Portuguesa de Judo.


No domingo, dia 12 de março, foi vez de as equipas entrarem em ação, com a representação histórica em ambos os géneros no escalão de juniores: a equipa masculina constituída por Luís Cruz, Guilherme Tavares, Tiago Serrano, Manuel Ribeiro, Joel Silva, Nuno Pereira, e Ricardo Rocha, alcançaram um honroso 9°lugar, num total de 18 participantes.

Já a equipa feminina conquistou o Bronze, de forma absolutamente brilhante. Com inferioridade numérica, face á constituição de 5 categorias de peso por equipa, a equipa aveirense representada por 3 atletas, deixou bem claro que a união faz força, e que o objetivo, menos num cenário desfavorável, seria lutar pelo pódio. As protagonistas desta maravilhosa conquista são: Iara Henriques, Núria Silva e Joana Morgado.

Ambas as equipas foram acompanhadas pelos treinadores Nuno Vieira e Bianca Sousa.
A 4Judo Project, mais uma vez atinge resultados históricos no Judo Nacional, e, em especial no Judo Aveirense, sendo uma Associação muito jovem ao lado de outros clubes a nível Nacional, mas que de facto é notório, o trabalho de excelência, a dedicação, o crescimento, a paixão e a garra com que se fazem sentir dentro e fora do tatami.


ONDE VAI UM, VÃO TODOS!

“O desejo de preparar-me para a vitória deve ser maior do que a vontade de vencer”