A Associação 4Judo Project participou este sábado, dia 17 de fevereiro, no Campeonato Zonal Norte de Juniores 2024, que se realizou no Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia, com organização da Associação de Judo do Distrito do Porto.

Esta competição é o passe para o acesso ao Campeonato de Apuramento para a Seleção Nacional de Juniores, que irá decorrer dia 2 de março, em Albufeira.
A comitiva da 4Judo foi constituída 16 atletas, e não deixou margem para dúvidas no que diz respeito ao domínio nos pódios da zona norte, conquistando 10 medalhas e 3 5º lugares, 13 classificações em 16 possíveis, registando assim para o distrito de Aveiro mais 6 Campeões de Judo da Zona Norte de 2024, 1 Vice-campeão, 3 bronzes, e 3 5º lugares.

Joel Silva a -73kg foi apurado diretamente para o Nacional de Juniores, em virtude da sua medalha de prata no nacional de cadetes 2024, sendo convocado pela Federação Portuguesa de Judo para a Taça da Europa de Fuengirola Cadetes 2024, que se realizou no mesmo dia do Zonal Norte.

Para Diogo Moreira a -60kg, Vasco Marques a -60kg e Leonardo Pata a -66kg, embora com uma excelente prestação, não conseguiram ultrapassar os seus adversários até à disputa das medalhas, pelo que não alcançaram a classificação desejada e consequentemente não lograram o respetivo apuramento.

Muitos dos nomes já vêm se repetindo de competição em competição no que diz respeito a classificações, assim sendo, os atletas que protagonizaram esses magníficos resultados são: Carolina Franco a -48kg, Luana Figueiras a -57kg, Luis Cruz a -60kg, Núria Silva a -63kg, Guilherme Tavares a -66kg, e Victor Antunes a -90kg, são as 6 medalhas de ouro da 4Judo Project e os Campeões Zonais em título do ano 2024; Rodrigo Santos a -60kg é o Vice-campeão da Zona Norte 2024; Tiago Serrano a -66kg, Manuel Ribeiro a -73kg, e Estefano Svet a -81kg conquistaram a medalha de bronze, e por fim, ainda na disputa das medalhas, estiveram Ruben Silva e Rafael Pepê a -66kg, e Rodrigo Vicente a -73kg, que acabaram por perder o bronze, alcançando assim um excelente e meritório 5º lugares da classificação da zona norte.

O fruto deste resultado, permite que a associação aveirense marque, no sábado dia 2 de março, uma forte presença no Nacional Individual de Juniores com 14 atletas, e no domingo dia 3 de março, estará em representação dupla com uma equipa masculina e uma equipa feminina, no Campeonato Nacional de Equipas Juniores 2024.

A comitiva foi acompanhada pelos treinadores Nuno Vieira, Eudson Oliveira e Paulo Moreira.
Bianca Sousa e José Lourenço também da 4Judo Project, estiveram presentes na arbitragem do Campeonato Zonal Juniores 2024.