No domingo dia 18 realizou-se o Torneio do IXº Aniversário da ADJA, prova para atletas dos 4 aos 12 anos, que juntou na competição 168 atletas (127 masculinos e 41 femininos), em representação de 14 clubes. Este Torneio, que contou com a presença de atletas de várias associações distritais, marcou igualmente o arranque do Torneio Moliceiro 2018/19, prova distrital por etapas dedicada a estes escalões etários. Para assinalar o facto, a madrinha do Torneio, a atleta da seleção nacional Catarina Costa (Campeã Europeia Universitária e 13ª do ranking mundial da categoria de -48KG).

As equipas 4JUDO (19) e ADREP (7) estiveram representadas com uma comitiva de 26 judocas, 2 treinadores (Nuno Vieira e Diana Valente) e 4 elementos a ajudar a organização da prova (Gabriela Barbosa, Rodrigo Vicente, José Vilão e Dárcio)

Foi uma tarde de festa para os nossos jovens judocas.

 

Resultados:

4JUDO

5 Ouro

2 Prata

12 Bronze

 

ADREP

3 Ouro

3 Prata

1 Bronze

     No sábado dia 17 teve lugar o I Open Rota da Bairrada, para o escalão de juvenis, e contou com a presença de 40 atletas (29 masculinos e 11 femininos), em representação de 10 clubes. Tratou-se de uma prova disputada com bom nível, e a equipa 4JUDO e ADREP estiveram representadas com uma comitiva de 14 judocas (12 da 4JUDO e 2 da ADREP), 2 treinadores e 3 atletas Juniores a ajudar na organização nomeadamente nos marcadores de prova:

Equipa técnica: Nuno Vieira e Diana Valente

Marcadores: Gabriela Barbosa, Catarina Alcarrão e Dárcio.

Ouro:

Rodrigo Vicente - 60kg

Manuel Ribeiro - 50kg

Maria Soares - 52kg

Prata:

Leonardo Pata - 38kg

Diogo Gomes - 42kg

Nádia Peixoto - 52kg

Lara Sousa - 48kg

Bronze:

Luís Cruz - 38kg

Cesário Oliveira - 38kg

Martim Silva - 50kg

João Silva - 66kg (Adrep)

N/C

Sebastião Teixeira

Rodrigo Neves

Rafael Reis (Adrep)

       No passado domingo, dia 21 de outubro de 2018, pelas 15:00 horas, decorreu a 3ª edição da Gala de Graduações da Associação 4JUDO PROJECT, na Escola Básica Integrada de Eixo.

Esta cerimónia de entrega de cintos, inédita no distrito de Aveiro, esteve sob a alçada do coordenador do 4JUDO PROJECT, Nuno Vieira, que organizou o evento de forma irrepreensível.

A Gala de Graduações foi iniciada com algumas notas musicais, ao som de acordeão, tocado pelo Mestre César Ramos, com o intuito de presentear os convidados, de uma forma calorosa. A cerimónia serviu também para premiar os atletas da 4JUDO PROJECT que obtiveram resultados de destaque ao longo deste ano, os 4 títulos de Campeões Zona Norte em Escalão sub 15, e os 2 títulos de Vice-Campeãs Zona Norte Escalão sub 18, destacando as 3 medalhas nacionais conquistadas este ano, Gabriela Barbosa, Campeã Nacional sub 18, título inédito no distrito no escalão supracitado, Manuel Ribeiro, Vice-campeão Nacional sub 15, e Nuno Vieira, Bronze no Campeonato Nacional de Veteranos. O coordenador do projeto aproveitou para homenagear alguns pais pelo apoio prestado durante a passada época desportiva, nomeadamente, Pedro Ribeiro, Cláudia Martins, José Vilão, Lília Rocha, Gonçalo Vicente e Karina Pires. Nuno Vieira referiu que “A graduação é uma referência que impulsiona uma busca incessante do conhecimento e o sucesso na modalidade, que se repercute dentro e fora do tatami. Não obstante, uma graduação acarreta responsabilidades acrescidas para o atleta: a responsabilidade inerente de dar o exemplo, de aprender sempre mais, de mostrar qualidades e de manter uma postura de aprendizagem contínua. Neste sentido, convém tornar este momento inesquecível para os nossos Judocas, pois eles merecem ser recompensados pelo seu esforço e dedicação.”

Seguiu-se uma pequena demonstração de Judo entre atletas. A entrega dos cintos foi realizada por parte dos mestres que compõem a equipa da Associação 4JUDO PROJECT: Mestre Nuno Vieira, Mestre José Vieira, Mestre João Cruz, Mestre Diana Valente, Mestre Pedro Fonseca e o convidado Mestre César Ramos.

O evento, que contou com cerca de 100 Judocas, decorreu com o máximo decoro e cortesia, à maneira japonesa. Nuno Vieira promoveu ainda a vertente social desta atividade, procedendo à recolha de bens de higiene pessoal e alimentos a reverter para a Associação de Melhoramentos de Eixo.

A Associação 4JUDO PROJECT quer deixar os seus agradecimentos aos atletas, aos pais e familiares pela sua presença e por acreditarem no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Agradece ainda ao Agrupamento de Escolas de Eixo, Associação CicloEixo, Associação de Melhoramentos de Eixo, Junta de Freguesia de Eixo-Eiról, Adrep - Associação Desportiva Recreativa Educativa da Palhaça, Junta de Freguesia da Palhaça, Casa do Povo de Esgueira, Junta de Freguesia de Esgueira, Feedback Institute,Lda e Lions Santa Joana Princesa por todo o apoio prestado.

 Dia 21 de outubro de 2018, pelas 10:00 da manhã, realizou-se a 5ª Edição do 4JUDO LEGENDS, na Escola Básica Integrada de Eixo. Este evento visou levar para o tapete praticantes e ex-praticantes de Judo e, à semelhança da edição anterior, o convite estendeu-se, igualmente aos filhos e aos pais. Embora esta tenha sido uma iniciativa da Associação 4JUDO Project, a mesma destinou-se a praticantes e ex-praticantes de Judo do distrito de Aveiro, de uma forma geral. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de 36 participantes de todas as idades. Os ex-praticantes da modalidade foram desafiados a vestir novamente o quimono, a pisar o tatami e a executar algumas técnicas. O mestre José Vieira orientou o treino e fez com que todos se sentissem em casa. O coordenador da 4JUDO Project, Nuno Vieira, deu início à atividade com uma mensagem de felicitações a todos os atletas presentes no Campeonato do Mundo de Veteranos, em Cancun, nomeadamente, o atleta aveirense Alexandre Vieira, pelo 7º lugar conquistado.

Após 2 horas de aquecimento, técnicas, aprendizagens e reavivar de memórias, o evento culminou com um agradável almoço-convívio no restaurante Vouga Grill, em Eixo. Segundo o coordenador do 4JUDO Project, Nuno Vieira, “Esta foi, mais uma vez, uma experiência extremamente enriquecedora do ponto de vista técnico e, sobretudo, humano. Ver os ex-praticantes a abraçarem a modalidade novamente, muitos após décadas de afastamento, só nos faz acreditar que o Judo é, de facto, mais do que um desporto. É uma grande família. “ Nuno Vieira acrescentou ainda que “Ninguém fica indiferente ao ver pais e filhos a fazer pegas no tatami. A cumplicidade entre ambos é notória. Além do mais, temos filhos a seguir as pegadas dos pais e a praticar Judo neste momento e vice-versa.” O coordenador do 4JUDO Project agradeceu a todos os presentes, bem como ao Agrupamento de Escolas de Eixo, à Junta de Freguesia de Eixo Eirol e à Associação de Melhoramento de Eixo. 

    Do dia 6 ao dia 9 de setembro de 2018, arrancou o 4º Estágio de Verão 4JUDO, em parceria com a ADREP. A iniciativa partiu do coordenador do projeto, Nuno Vieira, tendo como objetivo marcar o início da nova Época Desportiva, bem como promover a formação técnica e pessoal de todos os participantes, dos 10 aos 18 anos de idade. Durante estes 4 dias, estiveram presentes 37 atletas dos clubes de Judo: Associação Académica de Coimbra, Clube de Judo do Porto, CD Feirense, Boavista Futebol Clube, FADEUP, ADREP e os núcleos do 4JUDO de Eixo e Esgueira. Foram realizadas 5 sessões de treino e outras atividades, tais como piscina, cinema e jogos pedagógicos de autoconhecimento e mental coaching, ministrados por parte de Miguel Oliveira. Nesta edição, realizada mais uma vez nas instalações do Complexo Desportivo da ADREP, na Palhaça, contámos com a presença do preletor principal, Mestre Alain Massart,7ºdan, bem como com 2 atletas de alta competição inseridos no Projeto Olímpico Tóquio 2020, Joana Diogo e Jorge Fernandes. Para Nuno Vieira,” Não há palavras para descrever o elevadíssimo conhecimento técnico do Mestre Alain Massart. Além do mais, é um ser humano incrível.” Acrescentou ainda que “Em relação à Joana e ao Jorge, a sua presença foi muito positiva e compensadora. O contacto dos jovens judocas com estes atletas de alta competição torna-se importante para que nos apercebamos que, com trabalho e dedicação, é possível atingir resultados de alto nível, sem descurar o sucesso escolar e o desenvolvimento pessoal. Os bons exemplos devem ser sempre valorizados”.  Miguel Oliveira foi também uma peça fundamental para trabalhar as sensações e a imaginação dos jovens e, consequentemente, a autofinancia e a autoestima dos mesmos. 

O coordenador do projeto agradece o apoio de todos aqueles que fizeram com que esta edição fosse um sucesso, nomeadamente, os preletores, atletas, clubes e pais. Aproveita, igualmente, para agradecer às instituições e empresas nomeadamente, ADREP- ao Presidente Mário Braga e ao staff que confecionou e serviu as refeições -, Junta de Freguesia Eixo-Eirol, Associação de Melhoramentos de Eixo, Agrupamento de Escolas de Eixo, Associação Distrital de Judo de Aveiro, GAPO, Licores de Aveiro e Sabores de Aveiro.