A Associação 4Judo Project brilhou no Campeonato Nacional de Juvenis e marcou uma presença histórica no Campeonato Nacional de Cadetes por equipas, realizados respetivamente a 04 e 05 de junho no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache.

Apresentando-se com um total de 10 atletas juvenis (Mariana Ferreira, Filipa Alcarrão e Carolina Franco em -44Kg, Margarida Vieira e Iara Henriques em -48Kg, Rita Sá em -52Kg, Núria Silva e Luana Laraina em -57Kg, Vasco Marques em -46Kg e Guilherme Tavares em -55Kg), acompanhados pelos treinadores Nuno Vieira, Eudson Silva e Bianca Sousa, a participação do clube aveirense na prova do primeiro dia culminou na conquista de um total de 5 medalhas, um feito inédito para o judo aveirense em campeonatos nacionais, numa prova que contou com a participação de um total de 322 atletas de 102 clubes e que consolidou definitivamente a 4Judo Project como uma referência incontornável nos escalões de formação do judo português.

O destaque vai para os títulos nacionais conquistados por Guilherme Tavares e Luana Laraina, que venceram todos os combates das suas categorias e subiram merecidamente ao lugar mais alto do pódio. Guilherme Tavares confirmou-se como uma das jovens promessas do judo nacional ao somar esta brilhante conquista aos títulos recentemente conquistados no Campeonato Zonal e na Copa de Espanha, em Santiago de Compostela. Luana Laraina, que também havia sido campeã zonal há menos de um mês, protagonizou com a sua colega Núria Silva um dos momentos marcantes do dia, ao disputarem entre elas a final da sua categoria num combate emocionante até ao último segundo e que distribuiu as duas medalhas mais desejadas pelas judocas da 4Judo.

O prolongado e afetuoso abraço das duas atletas após o término da disputa ficou na retina da numerosa assistência dando origem a uma enorme ovação que encheu de orgulho toda a comitiva aveirense. Iara Henriques e Carolina Franco, também elas recentemente campeãs zonais, fecharam o quadro de medalhas para Aveiro alcançando respetivamente a prata e o bronze das suas categorias, sendo de realçar igualmente a excelente prestação de todos os restantes judocas que, não tendo conseguido chegar ao pódio, deixaram um excelente registo pela qualidade do judo praticado.

Já no Campeonato Nacional de Cadetes por Equipas, realizado no dia seguinte, a 4Judo apresentou-se exclusivamente com uma formação masculina, reforçada por dois atletas de fora do distrito, sendo a composição final do grupo constituída por: Rodrigo Santos e Miguel Lopes (Associação Filarmónica Gualdim Pais) em -55Kg, Luís Cruz e Leonardo Pata em -60Kg, Manuel Ribeiro em -66Kg, João Taveira (Clube de Judo do Porto) em -73Kg e Joel Silva e Victor Antunes em +73Kg. Um total de 19 clubes combateram pelo ambicionado título nacional, sendo que a formação aveirense foi derrotada por 3 vitórias contra 2 pela equipa do Ginásio Clube Português nas eliminatórias e não foi, entretanto, apurada para as repescagens de lhe poderiam dar acesso ao terceiro lugar. A competição foi ganha pelo Sport União Sintrense, com o segundo lugar a ser conquistado pelo Judo Clube de Portimão. Pese embora o resultado da formação aveirense tenha ficado aquém das expectativas (e das reais possibilidades dos judocas integrantes da equipa), escreveu-se também história de Aveiro nesta competição, uma vez que o distrito esteve pela primeira vez representado por um clube na mais importante prova de equipas cadetes do calendário nacional.